segunda-feira, 5 de março de 2018

O Desastre de Negligenciar a Sabedoria


Na última parte do capítulo vemos que a sabedoria pode ser aprendida de uma terceira forma – na escola dos duros golpes (vs. 24-33). Embora não aconselhável, ainda podemos aprender pelas disciplinas governamentais de Deus em nossa vida. Mas esta forma é muito dolorosa.
Os pais falam das consequências desastrosas de se recusar o conselho da Sabedoria. É importante que instruamos nossos filhos não somente sobre o caráter do mundo, mas também sobre o triste fim daqueles que seguem o seu curso. Se eles entenderem isso, não vão invejar tais pessoas, mas sim terão pena delas (Pv 23:17, 24:1; Sl 37:1).
Não obstante, alguns Cristãos autoconfiantes pensam que podem seguir em seu caminho sem sabedoria; mas no final eles pagam o preço por isso. Todo homem tem a liberdade de fazer suas próprias escolhas na vida, mas ele não é livre para escolher as consequências de suas escolhas. Este é um aviso solene para aqueles que pensam que podem andar de mãos dadas com o mundo e não ser afetado por ele. Não é que Deus vá literalmente “rir” na calamidade dos tolos (v. 26); mas é antes o sorrir por uma punição merecida. O ponto é que se você violar certos princípios de Deus, no final eles acabarão zombando de você. Tolos, inevitavelmente, farão a colheita da sua loucura (Gl 6:7-8). “Portanto comerão do fruto do seu caminho” (v. 31). A “prosperidade” (“complacência”) dos tolos os destruirá no final (v. 32). Que estejamos avisados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário