segunda-feira, 5 de março de 2018

Por que Separação é Importante


Os jovens vão querer saber por que eles devem andar em separação do mundo. As razões para a separação devem ser explicadas a eles para que possam inteligentemente entender a importância de andar numa senda como essa. Quando eles entenderem a razão, estarão mais inclinados a fazê-lo. Os pais não podem simplesmente dizer: “Bem, os irmãos têm confiança na separação”. A verdade é que DEUS confia na separação! Ele insiste nisso como meio de preservação para o Seu povo. Ela é encontrada na primeira página de nossas Bíblias (Gn 1:4), e continua a ser enfatizada em toda a Palavra inspirada até a última página (Ap 22:11). É vital que todos na família entendam este princípio, e é da responsabilidade dos pais ensiná-lo.
Os pais devem ensinar separação a seus filhos, não apenas falando a eles, mas mostrando a eles! Se eles mesmos não andam em separação, não podem esperar que seus filhos o façam. Se Manoá e sua esposa deveriam criar um piedoso filho nazireu, a mãe da criança deveria, ela mesma, viver como um nazireu! (Jz 13:4-5, 13-14).
Poderíamos perguntar: “Por que exatamente precisamos de separação em nossa vida?”
  • Porque não podemos desfrutar de comunhão com o Senhor e com o mundo ao mesmo tempo! Terá que ser com um ou com outro. As duas coisas são totalmente incompatíveis (Tg 4:4). 1 João 2:15 diz: “Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Companhia e comunhão com o nosso Deus e Pai deve ser valorizada acima de tudo mais em nossa vida. Existem inúmeros exemplos deste ponto nas Escrituras. A noiva em Cantares de Salomão tentou desfrutar de “aquele a quem ama a minha alma”, enquanto ela relaxou e andou “pelas ruas” e pelos “caminhos largos” (JND) da “cidade”, mas isso não funcionou. Ela perdeu a sua companhia (Ct 3:1-2). Quando Abraão foi para o Egito (um tipo do mundo), ele não teve o seu altar, que fala da ligação da alma em comunhão com Deus (Gn 12:10, 13:4). Ele aprendeu que não poderia ter o Senhor e o Egito, ao mesmo tempo.
  • Porque desfrutar dos prazeres e entretenimento do mundo deteriora nossa afeição por Cristo! Efraim juntou-se aos ídolos do mundo (Os 4:17), e misturou-se com as pessoas do mundo [“povos”]: (Oseias 7:8) – e isso levou seu coração para longe do Senhor (Os 4:11, 7:11). Os filhos de Israel desejavam comer os “pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos” do Egito e o efeito foi o de diminuir o apetite de sua alma pelo “maná”, que é um tipo de Cristo (Nm 11:5-6). Isso trouxe fraqueza à alma deles. Quem se alimenta de entretenimento do mundo geralmente tem pouco interesse nas coisas do Senhor. O mundo pressiona seus caminhos em nossa vida como a extremidade fina de uma cunha, e, lentamente, mas certamente, remove nosso afeto pelo Senhor e nosso interesse por Suas coisas.
  • Porque ficaremos corrompidos e contaminados pelas maneiras e moral do mundo! A Bíblia diz: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Co 15:33). Quer admitamos ou não, somos afetados por aqueles com quem nos associamos. Todos afetamos uns aos outros, de alguma forma, como diz a Escritura: “Nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si” (Rm 14:7). Os filhos de Israel foram avisados para não se unirem com as nações da terra de Canaã, porque isso iria certamente levar o coração deles para longe do Senhor (Dt 7:1-4). Associação com o mundo tem uma maneira de dessensibilizar a moral de uma pessoa. Em Provérbios, somos advertidos para não fazer amizade com um homem iracundo porque vamos inadvertidamente aprender “as suas veredas” (Pv 22:24-25, 13:20). Por viver em Sodoma, os valores morais de Ló se deterioraram ao nível dos homens de Sodoma. Ele ofereceu suas filhas para os homens maus da cidade! (Gn 19:8)
  • Porque participando dos prazeres do mundo vai levar-nos a perder o nosso discernimento! Nesse caso, vamos ser arrastados mais e mais para as coisas do mundo. Efraim se misturou com o mundo e perdeu sua força (espiritual), mas ele não percebeu isto porque havia se tornado insensível (Os 7:8-9). Provérbios 23:29-35 é um alerta para a pessoa que se entrega ao vinho (um tipo dos prazeres intoxicantes do mundo). Um dos resultados disto seria que quando as pessoas fossem bater nele (para corrigi-lo) ele não sentiria! Sansão se uniu com uma pessoa (Dalila) que não era uma filha de Deus, e perdeu o seu discernimento e revelou o segredo do seu nazireado. Ele “não sabia” que sua força se tinha ido dele (Jz 16:20). É muito solene notar que quando os babilônios (um tipo do mundo) conquistaram o povo de Deus na terra de Israel, eles arrancaram os olhos de Zedequias (2 Rs 25:7). Isto fala da perda de discernimento.
  • Porque ao andar em comunhão com o mundo vamos perder o poder do nosso testemunho! O Cristão que anda em separação do mundo será um poderoso testemunho para o mundo (At 4:33). Mas se ele caminha em comunhão com o mundo, perde seu poder de testemunhar para ele. Mais uma vez, Ló é um exemplo. Ele morava em Sodoma, e quando tentou testemunhar a seus genros, o seu testemunho “Foi tido porém por zombador” (Gn 19:14). Eles pensaram que Ló estava brincando, e não o levaram a sério.


Nenhum comentário:

Postar um comentário