segunda-feira, 5 de março de 2018

5) Benefícios das Disciplinas do Senhor

O filho é instruído em seguida quanto ao propósito de Deus em disciplinar Seus filhos. Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes (canses – JND) da Sua repreensão. Porque o Senhor repreende (castiga – JND) aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” (Pv 3:11-12). Simplificando, Deus está treinando Seu povo para ser mais parecido com Seu Filho em caráter e modos. Uma vez que há muitas coisas em cada um de nós (atitudes, condutas, etc.) que não são como o Senhor Jesus, Deus usará as pressões da vida – as provações, tristezas e dificuldades, etc., para produzir essas coisas em nós.
Todo aquele que está na família de Deus experimenta estas disciplinas do Senhor. É um assunto de família com o nosso Deus. Eliú acertadamente disse: “Quem ensina como Ele?” (Jó 36:22). Hebreus 12:9 diz que Ele é “o Pai dos espíritos [humanos], no sentido de que Ele está treinando nosso espírito em Sua escola. O Senhor nunca gosta de causar dor a ninguém, mas Ele sabe que às vezes ela é necessária para a formação de nosso caráter. “Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens” (Lm 3:33). Podemos ter certeza de que Ele só vai permitir coisas em nossa vida que são para o nosso bem definitivo. Ele quer atingir algo – a formação de nosso espírito e a formação de nosso caráter à imagem de Seu Filho (Rm 8:29).
O filho é instruído a receber tudo o que acontece em sua vida como algo que o Senhor tem a lhe dizer. Ele é advertido de uma tendência comum a muitos de nós – reagir erroneamente às coisas que Deus permite em nossa vida. Em primeiro lugar, ele não deve “rejeitar” isso (Pv 3:11), que seria desconsiderar ou se rebelar contra as provações que entram em nossa vida. Uma pessoa pode expressar um rosto ousado e encolher os ombros para as coisas, não reconhecendo a mão do Senhor; e agindo assim, não terá proveito algum. Em segundo lugar, o filho não deve ficar “cansado de seu castigo” (v. 11 – JND). Isso fala de ficar desanimado com o que o Senhor permite em nossa vida, e perder o ânimo e desistir. Se ele assume essa atitude em relação às provações da vida, ele não obterá nenhum proveito da disciplina do Senhor. O autor de Hebreus cita esta passagem no capítulo 12 e depois acrescenta que a única atitude apropriada para aceitar as provações da vida é ser “exercitado por ela” (Hb 12:11). Quando somos exercitados, ela produzirá “um fruto pacífico de justiça” em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário