segunda-feira, 5 de março de 2018

Vários Tipos de Disciplina

Lembremos de que nem toda disciplina é castigo. Este é um equívoco comum. Existem diferentes tipos de disciplina na escola de Deus, enviada para diferentes propósitos.
  • Disciplina Punitiva – enviada para produzir o arrependimento por causa de um curso específico de pecado no qual alguém está andando (1 Co 11:32; Jó 36:9-11);
  • Disciplina Preventiva – enviada para nos manter humildes e, assim, preservados de cair (2 Co 12:7-10);
  • Disciplina Preparatória – enviada para nos preparar para algum serviço para o qual o Senhor nos chamou (2 Co 1:3-6);
  • Disciplina Purgativa – enviada para remover traços do nosso caráter que impedem a manifestação de Cristo em nós de forma clara (Sl 139:3; Pv 25:4; Jr 48:11; Ml 3:3-4). O resultado é que há “muito fruto” produzido em nossa vida (Jo 15:1-6). 
Se não estamos andando em um caminho de clara desobediência, a disciplina que experimentamos em nossa vida não é punição, mas sim, construção de caráter. No entanto, se estamos andando em um caminho de desobediência e nos rebelarmos sob as disciplinas do Senhor, certamente perderemos o bem que Ele tem para nos ensinar com isso. Ao sermos “exercitados” por aquilo que o Senhor permite em nossa vida, temos benefício moral e espiritual. “Bem-aventurado [feliz] o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento” (Pv 3:13). A bem-aventurança [felicidade] (mencionada duas vezes) é um dos grandes resultados de se adquirir sabedoria por meio de disciplina. O valor de obter sabedoria dessa maneira é enfatizado nos versículos 14-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário