segunda-feira, 5 de março de 2018

7) Orientação Divina no Caminho

À medida que os jovens crescem, tendem a pensar que não precisam mais ouvir os conselhos de seus pais. Tendo adquirido algum conhecimento e sabedoria própria, eles são inclinados a pensar que são suficientemente capazes para os vários desafios da vida. Os pais deste jovem o encorajam a manter os ouvidos abertos ao conselho deles. “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida” (Pv 4:10). Nunca somos muito velhos para receber ajuda e conselho. O jovem teve um bom começo, tendo aprendido algumas coisas importantes. “No caminho da sabedoria te ensinei, e pelas carreiras direitas te fiz andar” (Pv 4:11). Agora ele deve continuar nessas coisas.
Ele teve a orientação de seus pais logo no início de sua vida e, enquanto fica mais velho, deve aprender olhar para o Senhor para obter orientação para seu caminho, porque seus pais não estarão sempre ali. Portanto, o assunto desta lição é olhar para o Senhor para obter a direção no caminho. O versículo 12 tem uma melhor tradução na versão siríaca, que diz: “Quando andares, Eu abrirei o caminho diante de ti; quando correres, não tropeçarás”.
Isso mostra que o Senhor quer nos guiar no caminho. Os pais podem procurar guiar os seus jovens, e isso é bom, mas chega um momento em que eles têm que olhar para o Senhor para orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário