sábado, 19 de novembro de 2016

2) O Perigo das Más Companhias


Filho meu, se os pecadores com blandícias te quiserem tentar [te quiserem seduzir – TB], não consintas. Se disserem: Vem conosco; espiemos o sangue; espreitemos sem razão o inocente; traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda a sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos; lançarás a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa; Filho meu, não te ponhas a caminho com eles: desvia o teu pé das suas veredas” (Pv 1:10-15).
A segunda coisa que deve ser ensinada aos filhos em casa é a separação do mal. Há grande perigo em ter más companhias, e isso precisa ser ensinado em uma idade muito jovem. Portanto, o foco desta lição visa entender a poderosa influência de amigos.
A imagem retratada aqui é uma gangue de rua seduzindo o jovem a se juntar a ela em alguma ocupação com o mal. As questões da coação de grupos eram tão reais 3.000 anos atrás como são hoje! Podemos não ser tentados pelo mal de forma tão flagrante como a retratada aqui, mas a probabilidade de associação com pessoas que não conhecem o Senhor como seu Salvador irá apresentar-se em algum momento. A lição aqui é dizer “não”. Ao filho é dito: “não consintas”. Dizer “não” pode ser difícil às vezes, porque todo o jovem naturalmente quer ser aceito. Será preciso caráter moral e coragem. A coragem da convicção deve ser ensinada em casa.
A Bíblia diz: “Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos” (Sl 119:63). Há duas qualificações para boa companhia neste versículo. Em primeiro lugar, devemos ser companheiros daqueles que “temem” ao Senhor. A prova de temer a Deus é que nos desviamos do mal (Pv 14:16). Não há nenhum sentido falar em temer ao Senhor se não nos separarmos do mal (Lc 6:46; Jo 14:15; 1 Pe 1:15-16). Então, em segundo lugar, devemos ser companheiros daqueles que querem obedecer aos mais pequenos detalhes (“preceitos”) da Palavra de Deus. Estes são os tipos de amigos que devemos ter. Todos os outros devem ser mantidos a uma boa distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário