quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Doze Discursos do Pai ou da Mãe para o Filho

Doze lições há nesta seção do livro. São discursos do pai ou da mãe para o filho – cada um deles começando com as palavras “Meu filho” (Há alguns lugares onde a expressão aparece no meio de uma lição. O contexto vai mostrar que não é uma nova lição, mas parte de uma já em andamento. Na tradução de J. N. Darby há um travessão (–) indicando que é uma continuação do assunto, ou seja, capítulos 1:15, 6:3). O cenário é de um lar piedoso onde os pais são vistos orientando e instruindo seu filho nas questões da vida. As lições são recomendações e conselhos dos pais que visam prepará-lo para a vida. Eles estão primeiramente preocupados em ajudar o filho ou a filha a tomar as decisões certas na vida.
Esta seção (capítulos 1-9) é muito aplicável para pais que querem saber o que deveriam estar ensinando a seus filhos na sua preparação para a vida. A essência destes doze discursos é o que todos os pais piedosos devem ensinar aos seus filhos. Claro, essas lições são também aplicáveis aos jovens que estão começando na vida, que são referidos no livro como o “simples” (Pv 1:4). Este não é um termo depreciativo; ele não está falando de alguém que tem dificuldades mentais, mas de alguém que é inexperiente e ingênuo na vida. Portanto, se um jovem quer ter sucesso na vida, moral e espiritual de forma prática, ele precisa aplicar-se a aprender essas lições e provar a bênção de Deus.
Se alguém não tem o privilégio de ter pais tementes a Deus, que lhe darão saudáveis conselhos práticos e espirituais nas questões de vida, ele pode se ocupar com estes capítulos, colocando-se no lugar desse jovem, e aproveitar das mesmas lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário