segunda-feira, 16 de março de 2020

8) A Importância de Proteger Nosso Coração

Novamente, o filho é exortado a não deixar escapar o que já aprendeu, mas deve adicionar ao que aprendeu. Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos: guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Pv 4:20-23).
Uma vez que há o perigo de o coração ser guiado para longe, esta próxima lição tem a ver com guardar o coração “sobre tudo o que se deve guardar”. Ao jovem é mostrado que toda a vida de uma pessoa será afetada pelo que se passa em seu “coração”. Os versículos 24-27 mostram como a “boca”, os “olhos” e os “pés” seguirão naturalmente aquilo com o que o coração está ocupado. Muitas vezes ouviremos as pessoas dizerem: “Oh, eu amo isso...”. No entanto, devemos ter cuidado com o que nos permitimos amar, porque nosso coração poderia ser arrastado por essas coisas.
As decisões na vida não devem ser tomadas com o coração (o lugar das emoções e dos desejos), mas sim com o nosso espírito (a parte inteligente do ser, que tem consciência de Deus). Quando as emoções e as afeições se envolvem nos processos decisórios da vida, seremos enganados. Quando algo além de Cristo prende o coração, isso obscurece o pensamento da pessoa. Quando o coração é afetado, a mente pode ser levada a achar que tomou a decisão certa. A pessoa vai produzir todas as razões possíveis do porquê deve ter ou fazer algo. Portanto, se vamos ser guardados, nosso espírito deve assumir o controle em sujeição aos princípios da Palavra. O apóstolo Paulo disse: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário