segunda-feira, 5 de março de 2018

Quatro Maneiras Principais Pelas Quais o Senhor Guia

  • Pelo Senso da Presença do Senhor Conosco - Comunhão (Êx 33:13-15; Sl 32:8). Não deveríamos querer fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar neste mundo se não pudermos ter a percepção da presença do Senhor conosco. Isso fala de termos paz em nossa alma – algo que todo Cristão deve ter em sua vida e que vem de uma maneira natural por andarmos com o Senhor. Colossenses 3:15 diz: “E a paz de Deus... domine em vossos corações”. Nunca deveríamos deixar nada entrar em nossa vida que pudesse perturbar essa paz. Uma vez que o estado normal do Cristão é caminhar em comunhão com o Senhor como algo habitual, se tomamos um passo errado, imediatamente sentimos que algo está fora de ordem – em outras palavras, perdemos nossa paz. É quando devemos retroceder nossos passos e procurar permanecer no caminho de fazer a vontade de Deus. Desta forma, o Senhor nos guia ao dar-nos um sentido de Sua presença. Se uma pessoa normalmente não anda em comunhão com o Senhor, então essa maravilhosa maneira de ser guiado por Ele não será conhecida, e isso é uma coisa triste. Simplesmente não há substituto para a comunhão. Não vamos dar UM PASSO em nossa vida se isso significar que vamos perder o senso da presença do Senhor.
  • Pelos Princípios da Palavra de Deus (Sl 119:105, 130). Deus nos deu outra maneira pela qual Ele nos guia – por meio da Sua Palavra. Podemos nos perguntar a respeito de um passo particular que estamos prestes a dar: “Isso coincide com a Palavra de Deus? Existe um princípio na Palavra que apoiaria isso?” A Palavra de Deus traça um caminho seguro e feliz para nós neste mundo. Ao reunirmos os princípios bíblicos e colocá-los em nosso tesouro, seremos capazes de invocá-los em um momento de necessidade e sermos guiados por eles.
  • Pela Providência (Pv 16:9; Jr 10:23). Providência é Deus trabalhando nos bastidores da vida. Uma vez que o Senhor tem todo o poder no céu e na Terra à Sua disposição, Ele pode e trabalha em todas as cenas da vida cotidiana. Nada acontece por acaso. Ele diz em Lamentações 3:37: “Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?” Nada pode acontecer sem Ele determinar. Esta é Sua providência divina. Ele nos guia por certas coisas que Ele mesmo permite entrar em nossa vida, pelas quais discernimos a vontade de Deus. Temos que ter cuidado quando estivermos sendo guiados pelas circunstâncias, porque poderemos ser enganados. O perigo está em tentar interpretar as circunstâncias quando não estamos em comunhão. Realmente, em cada forma que Deus guia, precisamos estar em comunhão com o Senhor para discernir Sua mente. Se não estivermos, pensaremos que temos a mente d’Ele quando na verdade não a temos e interpretaremos mal a situação.
  • Por Meio de Profetas ou Profetisas (Pv 11:14, 12:15). Outra maneira pela qual o Senhor nos guia é pela boca dos profetas ou profetisas. Deus ainda usa profetas hoje. Ele usa nossos irmãos para comunicar Sua mente para nós. Um de nossos irmãos pode vir até nós com a Palavra de Deus em sua boca e nos dar algum conselho piedoso – seja solicitado ou não. Eles estão agindo como um profeta ou profetisa, e precisamos ouvi-los. O apóstolo Paulo disse: “Não desprezeis as profecias” (1 Ts 5:20).
Sendo assim, exortamos a que ouça aqueles que têm algum conhecimento dos caminhos de Deus, que têm andado com o Senhor e têm experiência no caminho. Eles podem dar-lhe algum bom conselho em relação às grandes decisões da vida. Você tem que ter cuidado, é claro, porque há uma infinidade de conselhos gratuitos por aí. Se você ouvir a todos, você poderá seguir alguns conselhos ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário