segunda-feira, 5 de março de 2018

Duas Partes da Nossa Separação

O simples conhecimento da verdade de separação, por mais claro e compreensível que possa ser apresentado aos nossos filhos, não vai, por si só, dar-lhes o poder de andar nesse caminho. Se for apenas uma lista de coisas que não deveríamos fazer, eles podem se rebelar contra isso. Será visto como algo vazio e legalista que só impede uma pessoa de se divertir. Isso ocorre porque uma vida esvaziada de mundanismo ainda continua vazia e precisa de algo para preenchê-la. O coração deve ter um objetivo correto – Cristo. Se não estamos desfrutando de Cristo, a separação vai ser algo monótono. Não é o que a pessoa sabe que controla sua vida – é o que ela desfruta.
Existe, portanto, a necessidade de apresentar à família as duas partes da separação – a nossa separação para o Senhor e nossa separação do mundo. Isto é visto em várias passagens na Palavra de Deus. Por exemplo, os filhos de Israel deveriam sair de Ramsés (Egito), o que nos fala da separação do mundo (Êx 12:37), mas eles também deveriam entregar seus primogênitos ao Senhor, o que nos fala da nossa separação para Deus (Êx 13:1-2). Outro exemplo é o nazireu, que deveria se separar “ao Senhor” e também “do vinho e de bebida forte”, etc. (Nm 6:2-3). Vemos isso novamente com a roupa da “mulher virtuosa” feita para a sua família. Ela vestiu sua casa com “roupa dobrada” (Pv 31:21). Isso fala de uma separação interior para Deus e uma separação externa dos elementos do mundo. Se temos nos separado para o Senhor e somos encontrados desfrutando comunhão com Ele, a senda da separação do mundo não será um trabalho penoso; será uma feliz liberdade. Quanto mais andamos com Deus e temos comunhão com Ele, mais vamos ver o verdadeiro caráter do mundo, e não vamos querê-lo. Vamos ver o mundo como Deus o vê – como é apresentado na Palavra de Deus – como um inimigo de nossa alma que pode prejudicar nosso desfrutar de Cristo.
É surpreendente que um dos tipos de separação do mal em nossas Bíblias é a Festa dos Pães Asmos (Êx 12:15-17). É chamada uma festa! Quando você pensa em uma festa, pensa em uma experiência feliz, prazerosa. Essa santa convocação não é apresentada como vazia e enfadonha, mas como uma experiência feliz e agradável – uma festa!
Portanto, a casa deve ter o holocausto (um tipo de Cristo) nela – Cristo como o objeto central estabelecido diante dos filhos. Este é o lado da separação que é para o Senhor. Manoá é o nosso exemplo (Jz 13:19-23). Ele tinha a fragrância da oferta do Senhor em sua casa. Era esta a atmosfera na qual ele e sua esposa criaram o filho nazireu (Sansão) para o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário