segunda-feira, 16 de março de 2020

A Sabedoria é o Senhor Personificado

Na última parte do capítulo 8, o véu é levantado para indicar que a Sabedoria é o Senhor Jesus Cristo pré-encarnado – antes de Ele Se tornar um Homem. O Novo Testamento traz essa afirmação, referindo-se a Ele como a Sabedoria de Deus (1 Co 1:24, 30). Nesta passagem, várias expressões são usadas para indicar as glórias do Cristo pré-encarnado:
  • “O Senhor Me possuiu no princípio de Seus caminhos, e antes de Suas obras mais antigas” (Pv 8:22). Esta é uma referência ao relacionamento eterno de Cristo com Deus como o Filho (Sl 2:7). A palavra “possuiu” é usada em outros lugares para o relacionamento de Jeová com os filhos de Israel como Pai, mas não no sentido Cristão (Dt 32:6; Is 63:16, 64:8).
  • “Desde a eternidade Fui ungida, desde o princípio” (Pv 8:23) Isto fala de Seu ofício como Messias (“o Cristo” – Jo 1:41) sendo desde a eternidade.
  • “Antes de haver abismos, Fui gerada (Pv 8:24-27). Isso fala da distinção de Cristo na divindade sendo uma Pessoa distinta desde a eternidade.
  • “Quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo; Quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o Seu mando; quando compunha os fundamentos da Terra; Então Eu estava com Ele e era Seu Aluno (Mestre de Obras) Isso fala de Cristo na criação (Pv 8:28-30a; Jo 1:3; Cl 1:16; Hb 1:2).
  • “E era cada dia as Suas delícias, folgando perante Ele” (Pv 8:30b). Isso fala d’Ele sendo o Objeto eterno do coração de Seu Pai (Jo 1:14, 18, 17:24).
Os versículos finais do capítulo resumem as afirmações anteriores: se uma pessoa caminha com a Sabedoria (Cristo), ela será “abençoada”, encontrando o verdadeiro significado da “vida”. Mas aquele que peca, “violentará a sua própria alma” (Pv 8:32-36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário