segunda-feira, 16 de março de 2020

Ele Conhecia o Verdadeiro Caráter do Mundo

Além disso, os versículos 11-23 mostram que Agur tinha um entendimento do verdadeiro caráter do mundo, e resumiu-o em quatro séries de quatro coisas. Cada série retrata um aspecto diferente do mundo e seus caminhos.
Na primeira série, ele fala dos princípios morais encobertos que marcam os homens do mundo que se rebelam contra a autoridade dos pais (v. 11), justiça própria (v. 12), orgulho (v. 13) e violência gananciosa (v. 14).
Na segunda série, ele fala do caráter insatisfeito do mundo – quatro coisas insaciáveis. As pessoas no sistema do mundo são comparadas à “sepultura”, à “madre estéril”, à “terra” e ao “fogo”. Nenhum destes podem se fartar e nunca estão satisfeitos (vs. 15-17).
Na terceira série, Agur refere-se a quatro coisas inescrutáveis (vs. 18-19). Elas falam dos motivos ocultos por trás das ações das pessoas do mundo. Muitas vezes tem sido dito que este mundo quer você para tirar de você o que ele quiser, e isso é certamente verdade. Eles podem agir uma maneira aparentemente graciosa, mas por trás de suas ações muitas vezes estão segundas intenções. A “águia” que sobe alto no ar parece muito bonita, mas tem uma razão para fazê-lo – para mergulhar em sua presa! A “serpente” deslizando sobre uma rocha é uma visão intrigante, mas está procurando por uma vítima! O “navio no meio do mar” é algo atraente, mas está em uma missão a algum destino por interesse próprio. E, por trás do gracioso caminho de “um homem com uma virgem” muitas vezes está um esforço para seduzi-la e corrompê-la! Todas as quatro coisas são comparadas a “uma mulher adúltera” que faz seu mal, e depois tenta escondê-lo (v. 20).
Na quarta série de coisas, Agur fala de quatro coisas insuportáveis, cada uma descrevendo a impropriedade daqueles do mundo que não sabem como se comportar na esfera em que se encontram (vs. 21-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário