segunda-feira, 16 de março de 2020

Ele Sabia Como Ser Preservado da Influência do Mundo

A próxima série de quatro coisas indica que Agur teve entendimento de como o filho de Deus pode ser preservado das influências do mundo (vs. 24-28). Estas são coisas que precisamos para passar por este mundo e não sermos afetados por ele. Ele aprendeu esta sabedoria com o reino animal (Jó 12:7-10).
A primeira são as “formigas” que ajuntam seus alimentos em um momento em que elas podem obtê-lo – “verão”. Isso fala da importância de obter alimento espiritual para nossa alma (Jo 6:54-58). A maior salvaguarda contra sermos arrastados para o mundo é sermos encontrados desfrutando de Cristo, que é o alimento espiritual para nossa alma. Estar cheio com aquilo que verdadeiramente satisfaz o coração nos guardará de ambicionarmos as coisas do mundo.
O segundo são os “coelhos”. Eles são criaturas que reconhecem sua fraqueza e, portanto, vivem em lugares seguros – “nas rochas”. Isso fala da dependência do Senhor. Isso também é algo que precisamos – uma fraqueza sentida que nos leva a nos lançar sobre o Senhor em Quem há segurança (Dt 33:12). Ele é a Rocha da salvação (Sl 95:1). Aquele que conhece sua fraqueza e se lança ao Senhor será preservado.
O terceiro são os “gafanhotos” que se caracterizam por sair “em bandos”. São criaturas que sabem se manter em sintonia uma com as outras. Isso indica a necessidade de manter-se em companhia de crentes com a mesma “fé igualmente preciosa”. Isso fala de comunhão, que também é importante para a nossa preservação (Sl 119:63; Hb 10:25; 2 Pe 1:1).
A quarta são as “aranhas”. O que marca essas criaturas sábias é que elas vivem na presença do rei – “nos palácios dos reis”. Isto fala de acesso à presença do Senhor, o Rei dos reis, pela oração (Hb 10:19; Ef 3:12). Uma vida secreta de comunhão com o Senhor e uma constante vida em Sua presença é essencial para sermos mantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário