segunda-feira, 16 de março de 2020

O Filho Sai de Casa com Sabedoria (Capítulo 8)


Nos capítulos 1-7, vimos a Sabedoria apreciada; agora nos capítulos 8-9 vemos a Sabedoria praticada pelo jovem. A expressão “Meu filho” não aparece mais nesta seção. As exortações paternas e maternas cessam, mas descobrimos que a Sabedoria, que adquiriu valor para o jovem, permanece com ele. Neste capítulo ele é visto como tendo saído da casa de seu pai (onde teve a orientação e instrução de seus pais desde os primeiros dias) com a Sabedoria presa ao pescoço, guiando, aconselhando e mantendo-o no caminho. Que privilégio ele teve crescendo em uma casa piedosa com pais que amam e cuidam dele e que o instruíram. Eles procuraram supri-lo com tudo o que precisaria para a vida, em coisas que são morais, espirituais e temporais. Da mesma forma, chega um momento em que todo jovem deixa a casa de seus pais para tomar seu caminho na vida (Pv 8:1-21).
O tempo de provas para este jovem chegou. Ele é visto nas “encruzilhadas” da vida. Uma encruzilhada é o lugar da decisão. O viajante deve decidir qual caminho tomar. Mas a Sabedoria que ele aprendeu está ali, ajudando-o a fazer as escolhas certas! Nota: as mesmas coisas que foram prometidas no começo do livro (capítulo 1:2-4) são vistas com o jovem aqui neste capítulo! As dez coisas mencionadas no capítulo um – “sabedoria”, “instrução”, “entendimento”, etc. estão todas aqui – exceto “equidade” e “discrição” (Parece que a “equidade”, que tem a ver com os princípios de entendimento e a “discrição”, que está relacionada à aplicação cuidadosa dos princípios, são coisas que só vêm com a experiência, de modo que dificilmente poderiam estar com ele nesse momento de sua vida).
A sabedoria está no gênero feminino nesta parte, talvez implicando que devemos guardar a verdade em nossas afeições (Pv 7:4; Sl 119:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário